quarta-feira, 8 de maio de 2019

Culpa


🔸️Faz tempo que estou com vontade de escrever sobre a culpa, esse sentimento tão invasivo!🔹️ E hoje eu estava ouvindo um podcast (vou compartilhar nos stories) que me motivou a escrever. 🔸️Tem vezes que a gente se acostuma com a culpa. Nos foi apresentada na infância, alimentada toda a vida pela sociedade, parece até que é necessário senti-la, chega a ser quase um vício. 🔹️Eu mesma já fui uma culpada compulsiva! É um sentimento muito presente e basicamente tem efeito autodestrutivo em quem sente (à primeira vista nem é tão prejudicial às outras pessoas, mas também é). 🔸️O importante é conhecer melhor essa emoção. Como se origina, a cada vez que se sente? Há um padrão? 🔹️Pergunto porque às vezes ela revela uma baixa autoestima, mas também pode ser um sinal de um ego superdesenvolvido (olha como as coisas de psique são curiosas!).🔸️ Outra possibilidade é que a culpa seja consequência de uma dinâmica de relação abusiva (em que uma parte faz com que outra se sinta culpada porque é a forma que encontrou pra se relacionar). 🔹️Mas o fato é que se tem um sentimento que não constrói nada pra  quem sente é a culpa. Ela não resolve, não liberta, não movimenta. 🔸️É preciso ir a fundo, encontrar o mecanismo por onde a culpa se instala e encontrar outras possibilidades de lidar consigo. 🔹️A vida pode ser leve e, ainda que não sejamos totalmente livres, pelo menos da culpa garanto que dá pra a gente se livrar. 🔸️Nem preciso dizer que psicoterapia pode ajudar e muito, né? Falando por mim, como terapeuta e como cliente: sim!🔹️

Um comentário: